A IMPORTANTE INTERAÇÃO ENTRE O MONITORAMENTO AMBIENTAL E O GEOPROCESSAMENTO

28/07/2017  JY Geotecnologias

COREMAS 02

Olá pessoal,

Verifiquei essa semana um importante comentário postado no site geosys sobre a importante interação do SIG com os planos de conservação ambiental. Achamos interessante mostrar aqui pra vocês!

Segundo o recente comentário , o SIG tornou-se absolutamente essencial para compreender em profundidade o que está acontecendo e até mesmo o que vai acontecer no espaço geográfico. Uma vez que isto é compreendido, você pode tomar as melhores decisões . Um sistema de informação geográfica permite-nos para receber, analisar, avaliar e interpretar os dados torna -o possível para compreender as relações, padrões e as tendências do ambiente que nos rodeia.

Sua utilidade tem sido comprovada em áreas como a construção, comunicações, monitoramento ambiental, sistemas de registros, geoprocessamento etc.

O que é monitoramento ambiental?

monitoramento ambiental é crucial para entender se a qualidade do nosso ambiente está melhorando ou é prejudicial. As informações recolhidas através de monitoramento ambiental é crucialmente importante para muitos tomadores de decisão dentro e fora dos governos dos países, de modo que a tomada de decisão é documentada para todos os benefícios de todos os tipos. Aqui estão alguns campos onde o monitoramento ambiental realiza sua contribuição:

  •  Grandes agricultores precisam de saber a condição climática em curto prazo, por exemplo, para ajudá-los a decidir quando é o melhor momento para colher suas colheitas.
  • desenvolvedores de energia eólica precisa ter informações confiáveis ​​sobre as correntes de vento e rotas de migração de aves para planejar a construção de suas instalações. Indústrias precisam monitorar seus próprios efeitos ambientais para evitar que eles cumpram com os regulamentos. Por exemplo, o Inventário Nacional das Emissões requer que muitas empresas no país do Canadá e acusam medir a quantidade de poluição que despejou no ambiente de suas instalações. 

geoprocessamento é um conjunto de ferramentas que tornam isso possível para processar dados geográficos e outros dados inter-relacionados. Você pode usar a vasta gama de ferramentas de geoprocessamento para a análise espacial ou para gerenciar dados SIG simultaneamente e automaticamente.

O principal objetivo do geoprocessamento é para analisar e processar todo o tipo de informação geográfica para fornecer ajuda na tomada de decisões.

Por isso pessoal a importância de termos ferramentas como o SIG para impulsionar projetos que envolvam meio ambiente.

Boa sorte em sua pesquisa.

 

Anúncios

Sobre Jana Yres

Graduação em Engenharia Agrícola-UFCG , Atuação profissional: AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). Áreas de atuação: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aplicação de aulas de SIG e PDI , atuação nas áreas de agrometeorologia, irrigação e drenagem (zoneamentos agrícolas), trabalhos em campo com dimensionamento de áreas (Agrimensura) e Mapeamentos aplicados a projetos rurais, florestais e recursos hídricos. Gestão Ambiental - analise e consultoria. É professora de Língua Espanhola. Participa de um projeto social da UFCG, o cursinho pré-vestibular solidário.

Publicado em 28/07/2017, em Novidades (Eventos / Cursos / Produtos). Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: