Geotecnologias em Projetos da Embrapa: Programa Produção Integrada de Morango (PIMo)

19/07/2017  JY Geotecnologias

Resultado de imagem para mapeamento de area irrigada de morango

Olá pessoal,

A Embrapa mais uma vez destacando o uso das Geotecnologias em um projeto bastante inovador:

A Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP) realizou uma pesquisa nas cidades que fazem parte do Circuito das Frutas – Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, com o objetivo de apoiar alternativas para agregação de valor aos produtos e fortalecer a competitividade e a sustentabilidade da agricultura na região. Esse polo foi criado para facilitar a integração entre esses municípios produtores de morangos, uvas, ameixas e figos, dentre outras.

Na semana passada, no dia 12 de julho, a equipe do projeto “Geotecnologias para incrementar a competitividade e a sustentabilidade da agricultura familiar no Circuito das Frutas do Estado de São Paulo (GPAF)” visitou o Sítio Santo Antonio, localizado entre os municípios de Atibaia e Jarinu, SP, onde o produtor Claudio Donizete dos Santos, que faz parte do Programa Produção Integrada de Morango (PIMo), coordenado pela pesquisadora Fagoni Fayer Calegario, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), produz morangos com o selo Brasil Certificado desde 2011.

Conforme a pesquisadora, “para a obtenção da certificação, Santos recebe assistência técnica de um profissional habilitado e adota todos os procedimentos descritos na norma”.

“Durante a safra, explica a pesquisadora, recebe um auditor, que avalia toda a documentação, os cadernos de campo e pós colheita, visita a lavoura, a casa de embalagem, o local de preparo de caldas e coleta amostras de morangos para realização de análises. Se todos os procedimentos e resultados das análises estiverem  de acordo, o produtor recebe a certificação e a autorização para utilizar o selo de qualidade do morango, chancelado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”.

O Programa conta com a parceria da Associação dos Produtores de Morango e Hortifruti de Atibaia, Jarinu e Região, das Prefeituras de Atibaia e Jarinu e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Desde o ano passado, o projeto GPAF também desenvolve atividades em conjunto com o Programa. Uma das ações é o mapeamento do uso e da cobertura das terras das propriedades e entorno.

Na visita, as pesquisadoras Célia Grego e Cristina Rodrigues, a analista Edlene Garçon e os estagiários Renato Cardoso e Rodolfo Manjolin, da Embrapa Monitoramento por Satélite, apresentaram um mapa da propriedade e, junto com o produtor, identificaram os pontos onde estão localizados rios, áreas de preservação permanente (APP´s) e plantações. Além disso, o grupo coletou amostras de solos da plantação de morango para a análise de fertilidade para elaboração de um mapa que o produtor possa verificar essas condições. Outro objetivo foi verificar a pressão que os produtores estão sofrendo em função do surgimento de construções ao redor da propriedade. A construção de condomínios, por exemplo, pode provocar a diminuição das áreas verdes, além de outros impactos no entorno dos estabelecimentos rurais e na microbacia.

Fonte: Saline Talita Santos/EMBRAPA

 

Anúncios

Sobre Jana Yres

Graduação em Engenharia Agrícola-UFCG , Atuação profissional: AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). Áreas de atuação: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aplicação de aulas de SIG e PDI , atuação nas áreas de agrometeorologia, irrigação e drenagem (zoneamentos agrícolas), trabalhos em campo com dimensionamento de áreas (Agrimensura) e Mapeamentos aplicados a projetos rurais, florestais e recursos hídricos. Gestão Ambiental - analise e consultoria. É professora de Língua Espanhola. Participa de um projeto social da UFCG, o cursinho pré-vestibular solidário.

Publicado em 19/07/2017, em SIG - Sistemas de Informações Geográficas. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: