Histograma em bandas espectrais: importância de suporte

17/05/2016   JY Geotecnologias

histo p blog.jpg

Olá gente,

Não é nenhuma novidade para nós que trabalhamos com GIS que o histograma de uma imagem indica o número ou o percentual de pixels que a imagem tem em determinado nível de cinza ou cor. Pois bem…

Quero aqui mostrar pra vocês o suporte que o histograma oferece em avaliar as frequências e a descrição dos níveis de cinza de uma determinada região.

Quanto a textura:

Seja Z uma variável aleatória identificando a intensidade discreta de uma imagem;

Seja p(Zi), i= 1,2,…,L a distribuição de probabilidade associada a esta variável, na qual L é o número dos níveis de cinza, como por exemplo identificado na figura acima, apresentando os níveis de pixel.

Quando você aplica o Histograma na imagem, perceba que no primeiro  instante ele já vai medindo o contraste do nível de cinza. Em seguida vem a suavização.

Ocorre também uma medida anti-simétrica do histograma e é nessa hora que começa a surgir os achatamentos das linhas, através do gráfico.

Tá ai a ideia de que o  histograma tem como importância o fornecimento de uma indicação da qualidade da imagem quanto ao contraste e intensidade luminosa. Veja nessas imagens abaixo, nelas percebam que os níveis de iluminação variam com tons maiores e menores de branco e preto.

histograma01           

Tem um material muito bom que costumo sempre aplicar alguns conceitos em minhas aulas de SIG, utilizando o terraview do INPE e nele contem umas informações bem elaboradas sobre a utilização do histograma. Deixo aqui pra vocês darem uma olhada:

Terraview-histograma

Até os próximos posts!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Jana Yres

Graduação em Engenharia Agrícola-UFCG , Atuação profissional: AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). Áreas de atuação: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aplicação de aulas de SIG e PDI , atuação nas áreas de agrometeorologia, irrigação e drenagem (zoneamentos agrícolas), trabalhos em campo com dimensionamento de áreas (Agrimensura) e Mapeamentos aplicados a projetos rurais, florestais e recursos hídricos. Gestão Ambiental - analise e consultoria. É professora de Língua Espanhola. Participa de um projeto social da UFCG, o cursinho pré-vestibular solidário.

Publicado em 17/05/2016, em SIG - Sistemas de Informações Geográficas. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: