Conheça aqui os aplicativos mais utilizados na agricultura

13/04/2016   JY   Geotecnologias

Olá pessoal,

Os aplicativos conquistaram o mercado e um  setor que não podia ficar de fora é o agrícola. Por isso, pesquisando por ai trouxe pra vocês alguns apps que estão em alta neste momento e por sinal, muito utilizados, como por exemplo, na Agricultura de Precisão.

O Google Earth ,por exemplo, se tornou uma ferramenta bastante útil na questão de planejar e monitorar a terra, uma garantia que promove um contato  entre o homem do campo com a tecnologia. Sendo esse computadorizado ou por meio de celulares, que é uma febre hoje em dia..

Vejamos alguns…

AGRA – Quer saber o que esta acontecendo em tempo real na sua lavoura? sem falar dos riscos, das pragas e doenças que podem ataca-la? dados de chuva, umidade do solo e do ar e uma previsão climática local e precisa? Essa é a proposta da AGRA, ajudar agricultores a melhorar suas operações agrícolas através de um Big data (grande banco de dados) e Analytics (analises dos dados), assim minimizando os riscos e reduzindo os custos. O usuário cadastra os talhões e as atividades que ali acorrerão, automaticamente o banco de dados alimenta com dados do clima local, previsões de clima mais preciso com GRID de 10 km, fornece momento ideal para aplicações, alertas riscos de doenças e pragas na região que podem atacar a propriedade, bem como alertar níveis de gerencia sobre ocorrências no campo. AGRA Esta em fase de beta fechado, ou seja para apenas um grupo restrito de agricultores, oferecendo consultoria gratuita e um super atendimento diferenciado para as fazendas que adotarem e ajudarem a desenvolver ainda mais a plataforma antes do lançamento oficial. Baixar aqui.

Simulador para o Código Florestal (Gratuito, disponível para Android e IOS, em português) – Em meio ao prazo curto para adesão ao Cadastro Ambiental Rural (Car), esse aplicativo tenta facilitar o trabalho de regularização dos imóveis rurais. O usuário insere dados da propriedade (como localização, área de cultivo e área de reserva legal) e o sistema fornece um diagnóstico em relação a Lei do Novo Código Florestal. Em caso de passivo ambiental o programa também fornece dicas para fazer a regularização. Links para download: Android – http://bitly.com/1Ii6cYT IOS –http://apple.co/1D7WjZd

Manejo do gado- Suplementa Certo (Gratuito, disponível para Android, em português) – Desenvolvido pela Embrapa Gado Corte e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) o aplicativo ajuda os pecuaristas a fazer a avaliação de custo/benefício da suplementação de bovinos de corte na época de seca. O sistema permite comparar dois tipos de suplementação: com sal proteinado e em semiconfinamento Também é possível comparar os rendimentos do mesmo tipo de produto de suplementação, de diferentes marcas, sem necessidade de conexão constante com a Internet. O programa informa o número mínimo de cochos que deve ser disponibilizado ao lote a ser suplementado.Link para download: http://bitly.com/1IOvRM2

Pois é galera fica a dica, o mercado agrícola não para no tempo, sempre inovando com as tecnologias que estão surgindo em prol de facilitar a vida do homem do campo. Pois é… com o celular essas tarefas agrícolas ,como por exemplo, o monitoramento de pragas e do clima, a agricultura de precisão e medição do índice pluviométrico, o produtor pode gerenciar uma série de trabalhos em sua propriedade. Muito bom isso, mas lembrando que é importante a ajuda de um profissional em apps que entenda de como utilizar esses aplicativos e de como manuseá-los para que o proprietário seja beneficiado desses recursos.

Até os próximos posts!

Anúncios

Sobre Jana Yres

Graduação em Engenharia Agrícola-UFCG , Atuação profissional: AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). Áreas de atuação: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aplicação de aulas de SIG e PDI , atuação nas áreas de agrometeorologia, irrigação e drenagem (zoneamentos agrícolas), trabalhos em campo com dimensionamento de áreas (Agrimensura) e Mapeamentos aplicados a projetos rurais, florestais e recursos hídricos. Gestão Ambiental - analise e consultoria. É professora de Língua Espanhola. Participa de um projeto social da UFCG, o cursinho pré-vestibular solidário.

Publicado em 13/04/2016, em Geotecnologia na agricultura. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: