Mapeamento do confronto oriental: Síria e Iraque

19/11/2015   JY  Geotecnologias

Map showing Russian and coalition air strikes in Syria

Vamos entender um pouco dessa história…

O rápido avanço em toda a Síria e no Iraque por combatentes militantes do grupo Estado Islâmico (IS) em 2014 ,acabou com a região. O grupo jihadista, que tem guerrilheiros de todo o mundo, anunciou a criação de um “califado” – um estado islâmico – que se estende desde Aleppo na Síria para a província de Diyala, no Iraque. Os EUA responderam à crise reunindo uma coalizão de países para lutar . A coalizão começou a lançar ataques aéreos contra alvos no Iraque em agosto de 2014 e na Síria, um mês depois. A Rússia também começou a realizar ataques aéreos na Síria pouco mais de um ano depois, após um pedido de ajuda do presidente sírio, Bashar al-Assad, que tem agarrado ao poder, apesar de mais de quatro anos de guerra civil. Como muitos ataques foram efectuados? Quais são os objetivos? A coalizão liderada pelos EUA lançou mais de 4.500 ataques aéreos contra alvos no Iraque desde a sua campanha começou em 8 de Agosto de 2014. O Reino Unido lançou seus primeiros ataques aéreos em 30 de Setembro de 2014. Na vizinha Síria, os EUA, junto com Bahrein, Jordânia, Qatar, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, também realizou mais de 2.700 ataques a áreas IS-detidos desde 22 de Setembro de 2014.

Chart showing number of US-led coalition strikes in Syria - 6 November 2015

Map showing location of US-led coalition strikes in Syria - 6 November 2015

A Rússia não faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos, mas sua aeronave começou a realizar ataques aéreos na Síria em 30 de Setembro de 2015, bem como o lançamento de mísseis a partir de navios de guerra no Mar Cáspio. O Presidente Vladimir Putin insiste que suas forças e do Ministério da Defesa da Rússia  têm atingido dezenas de alvos nas províncias de Homs, Hama, Lattakia e Idlib. Mas os EUA e seus aliados dizem que muitos dos ataques foram em áreas onde o IS tem pouca ou nenhuma presença e análise independente sugere que os russos podem ser dirigida a grupos da oposição síria que representam uma ameaça ao presidente Assad. Qual o jogo da Rússia na Síria? Quais são os países em coligação liderada pelos Estados Unidos estão realizando ataques aéreos? Até à data, aviões dos EUA realizaram quase todos os ataques aéreos realizados pela coalizão na Síria. No Iraque, os outros países têm desempenhado um papel de maior – mas suas contribuições ainda são menores que os EUA. O secretário de Defesa do Reino Unido Michael Fallon diz que a RAF já matou cerca de 330 do IS em ataques aéreos desde 2014.

Battlegrounds

Para estabelecer um capital de fato do califado na cidade síria de Raqqa , o grupo do Estado Islâmico infligiu uma série de derrotas embaraçosas sobre as forças iraquianas no ano passado . A cidade iraquiana de Ramadi , na província de Anbar , foi surpreendida pelo IS em maio , forçando milhares de civis a sair. Uma ofensiva iraquiana para recapturar a cidade , foi apoiada por milícias xiitas , lutadores tribais sunitas e ataques aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos .


Tikrit

O governo iraquiano declarou uma ” magnífica vitória” sobre os militantes IS após uma operação que durou um mês .

Map showing advances on city of Tikrit

Importância estratégica de Kobane

Outro campo de batalha tem sido a cidade curda de Kobane , na fronteira entre a Síria e a Turquia . Milhares de moradores foram forçados a fugir dos combates , enquanto os ataques aéreos da coalizão dos terroristas do Estado Islamico avaçavam. Depois de meses de luta, em que cerca de 1.600 pessoas morreram , o Comando Central dos EUA anunciou em janeiro de 2015 as forças curdas para controlar 90% da cidade. Em junho de 2015, os combatentes curdos conhecidos como Popular Proteção Units ( YPG ) anunciaram que tinham tomado o controle de Tal Abyad , uma cidade de fronteira , a leste, a partir do IS. O movimento foi visto como a chave para garantir a estrada principal ao sul para a sede do IS em Raqqa . Ele também estende os ganhos obtidos pela YPG em todo o norte do país .

Map showing border crossings between Syria and Turkey and which group controls them - 14 October 2015

Ruínas antigas do Palmyra

Outro alvo chave tomado pelos militantes foi Palmyra , na Síria. Este nclui um Património Mundial da UNESCO em maio de 2015 e passou a destruir algumas das suas mais famosas antiguidades , incluindo seus dois templos principais e três torres funerárias . Aviões de guerra do governo sírio lançou uma série de ataques contra posições além de estasrem usando armas fornecidas por seu aliado , a Rússia.

Palmyra sites graphic

Mais informações, acesse o site: http://www.mapsofworld.com/islamic-state/

Boa sorte.

Anúncios

Sobre Jana Yres

Graduação em Engenharia Agrícola-UFCG , Atuação profissional: AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). Áreas de atuação: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aplicação de aulas de SIG e PDI , atuação nas áreas de agrometeorologia, irrigação e drenagem (zoneamentos agrícolas), trabalhos em campo com dimensionamento de áreas (Agrimensura) e Mapeamentos aplicados a projetos rurais, florestais e recursos hídricos. Gestão Ambiental - analise e consultoria. É professora de Língua Espanhola. Participa de um projeto social da UFCG, o cursinho pré-vestibular solidário.

Publicado em 19/11/2015, em SIG - Sistemas de Informações Geográficas. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: