Embrapa lança nova variedade de laranjeira

25/12/14   JY  Geotecnologias

A laranjeira ‘Natal CNPMF 112′ é um clone nucelar (proveniente de sementes) da laranjeira ‘Natal’ que foi obtido na Embrapa Mandioca e Fruticultura a partir de sementes introduzidas da Estação Experimental de Limeira, do Instituo Agronômico de Campinas (SP).

De maturação tardia, tem colheita de agosto a outubro, podendo estender-se até dezembro, o que originou seu nome. A principal floração ocorre em setembro; outras temporãs, em épocas variáveis. Sua produtividade é considerada alta, em torno de 40 toneladas por hectare ou superior sob irrigação, a qual também amplia o período de colheita. A planta é de porte médio (em torno de 3,0 m de altura), o que lhe confere vantagem competitiva à  laranjeira Valência, que é outra variedade tardia, e as folhas são típicas, de tonalidade verde-escuro.

Seus frutos têm tamanho médio (peso 190 g), sendo a casca ligeiramente rugosa e amarela uniforme e a polpa, alaranjada intensa. O conteúdo de suco é de aproximadamente 57% e o fruto tem apenas quatro sementes.

laranjeira ‘Natal 112′ pode ser disponibilizada por borbulhas mantidas em borbulheira protegida por malha antiafídea e livre da clorose variegada de citros (CVC). Popularmente conhecida como amarelinho, a CVC é uma importante praga que acomete a citricultura brasileira desde os anos 1980, podendo ser disseminada por inseto vetor (mais de onze tipos de cigarrinhas) e também por mudas infectadas.

Confira mais em: embrapa Mandioca e Fruticultura

Anúncios

Sobre Jana Yres

Graduação em Engenharia Agrícola-UFCG , Atuação profissional: AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). Áreas de atuação: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aplicação de aulas de SIG e PDI , atuação nas áreas de agrometeorologia, irrigação e drenagem (zoneamentos agrícolas), trabalhos em campo com dimensionamento de áreas (Agrimensura) e Mapeamentos aplicados a projetos rurais, florestais e recursos hídricos. Gestão Ambiental - analise e consultoria. É professora de Língua Espanhola. Participa de um projeto social da UFCG, o cursinho pré-vestibular solidário.

Publicado em 25/12/2014, em Agronegócio brasileiro e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: