SORGO: Grande gerador de energia, e aqui na Paraíba tem!

28-08-14   JY  geotecnologias

Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provém de matéria orgânica – de origem vegetal ou animal – tendo por objetivo principal a produção de energia. Desde o ano passado a Embrapa desenvolve experimentos com o sorgo biomassa, uma modalidade da cultura com maior potencial de crescimento – diferente do sorgo sacarino, utilizado para ração animal – principalmente na região do Mato Grosso e começa a ser utilizado para a produção de etanol no Brasil. A proposta é avaliar a viabilidade do uso na biocombustão das plantas para a geração de termoenergia em caldeiras.

Atualmente, o Brasil enfrenta grande demanda por energia elétrica por causa do crescimento do País, com a instalação de muitas novas indústrias, que precisam de grande quantidade de energia elétrica para atendimento de suas necessidades produtivas. Isso vem ocorrendo de forma generalizada em todo o Brasil, mas de forma mais intensiva em São Paulo, em Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso e em Goiás. Muitas indústrias começam a fomentar a criação de negócios terceirizados para a produção de energia elétrica em caldeiras de alta pressão. Com isso, visam atender a demanda emergencial de energia elétrica, às vezes, em alguns municípios que não têm abastecimento suficiente da rede nacional de energia brasileira. Outro objetivo é assegurar fornecimento em momentos eventuais de falta 10 Cultivo do Sorgo Biomassa para a Cogeração de Energia Elétrica de energia, a uma taxa de segurança de 15% da demanda energética da indústria, fornecida por termoelétricas acopladas à rede  alimentadora de energia, de forma a não interromper seus processos produtivos. Atendendo a esse mesmo cenário, muitas usinas sucroalcooleiras dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás têm melhorado a capacidade de geração de energia elétrica, muitas vezes alimentando o sistema nacional de energia elétrica, através de venda contratada pela operadora nacional, ou por um terceiro, por meio da utilização do sistema nacional de distribuição de energia. Em muitas usinas sucroalcooleiras, o negócio de cogeração de energia elétrica é, por vezes, um importante componente na geração de receita, já que apresenta fluidez de mercado e pre-ços de venda do quilowatt-hora – kWh interessantes, embora muito variáveis, complementando a receita delas, amortizando os custos industriais correntes elevadíssimos nesses ambientes produtivos.

O uso do SORGO na Paraíba

Aqui na Paraíba o sorgo é repassado aos agricultores que tenham condições de plantar, e que  possam fazer silagem para armazenar e alimentar seus rebanhos. O mais usual na especíe é o sorgo SACARINO, o qual é destinado a produzir ração para os animais. O município de Sousa foi um dos escolhidos como polo de distribuições de grãos do Governo do Estado na região. Nas duas primeiras regiões onde serão distribuídas as sementes serão contemplados 18.600 agricultores integrantes do Programa Garantia Safra. Mas o processo que envolve a produtividade desse vegetal vem crescendo em pesquisas cientificas, especialmente pelos estudantes, mestres e doutores das principais universidades aqui da Paraíba, além da Embrapa Algodão que também atua com experimentos de melhorias da biomassa para a geração de energia.

Abaixo segue um video de uma entrevista com o Presidente do Sindalcool da Paraíba, o qual defende a utilização de sorgo sacarino na produção de etanol. Confira:

VIDEO – ENTREVISTA

 

Até a próxima!

Anúncios

Sobre Jana Yres

Graduação em Engenharia Agrícola-UFCG , Atuação profissional: AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). Áreas de atuação: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aplicação de aulas de SIG e PDI , atuação nas áreas de agrometeorologia, irrigação e drenagem (zoneamentos agrícolas), trabalhos em campo com dimensionamento de áreas (Agrimensura) e Mapeamentos aplicados a projetos rurais, florestais e recursos hídricos. Gestão Ambiental - analise e consultoria. É professora de Língua Espanhola. Participa de um projeto social da UFCG, o cursinho pré-vestibular solidário.

Publicado em 29/08/2014, em Agricultura e Engenharia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: