Primeiro outdoor sustentável gera água potável a partir da umidade do ar

07/07/14  JY  Geotecnologias

A Universidade de Tecnologia e Engenharia (UTEC) de Lima, capital do Peru, em parceria com a agência de publicidade Mayo, desenvolveu um outdoor que é capaz de gerar água potável a partir da umidade do ar. Essa ideia surgiu por necessidade, porque mesmo com sua umidade atmosférica tendo médias em torno de 98%, a cidade é a segunda maior do mundo situada em um deserto e tem um problema sério com relação à falta de chuvas e à escassez de água potável.

O outdoor capta a umidade do ar e a leva para um filtro de carbono, onde há o processo de condensação, que leva a água para um reservatório. O mecanismo do outdoor realiza um sistema de osmose reversa e conta com a ajuda de cinco máquinas e um sistema eletrônico especial. Após todo esse processo, a água está pronta para ser consumida.

Esse tanque é capaz de armazenar 96 litros de água por dia. Depois de reunida, essa água é distribuída por uma torneira instalada na base da estrutura. A comunidade de Lima e os turistas podem utilizar a água livremente.

Além de se tratar de uma campanha publicitária inovadora, ela também incentiva jovens a se aproximarem de estudos científicos que possam ser soluções para os problemas da realidade, já que a mensagem da peça fala sobre a inovação tecnológica produzida pela universidade. Em três meses de funcionamento, o outdoor já conseguiu gerar cerca de 9 mil litros de água.

A ideia dos criadores é de expandir o conceito desse outdoor para outras cidades, vilarejos e, quem sabe, para o mundo todo e assim conseguir amenizar a problemática da falta de água.

Aqui segue o vídeo sobre o outdoor : http://www.youtube.com/watch?v=35yeVwigQcc

Mais informações:

Primeiro outdoor sustentável gera água potável a partir da umidade do ar
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/1454-primeiro-outdoor-do-mundo-que-gera-agua-potavel-a-partir-da-umidade-do-ar.html

UTEC – Potable Water Generator
http://youtu.be/35yeVwigQcc

 

Fonte: pedroseverino.sousa@gmail.com

Anúncios

Sobre Jana Yres

Graduação em Engenharia Agrícola-UFCG , Atuação profissional: AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). Áreas de atuação: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aplicação de aulas de SIG e PDI , atuação nas áreas de agrometeorologia, irrigação e drenagem (zoneamentos agrícolas), trabalhos em campo com dimensionamento de áreas (Agrimensura) e Mapeamentos aplicados a projetos rurais, florestais e recursos hídricos. Gestão Ambiental - analise e consultoria. É professora de Língua Espanhola. Participa de um projeto social da UFCG, o cursinho pré-vestibular solidário.

Publicado em 08/07/2014, em Gestão ambiental e meio ambiente. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: