SIG – FORMATOS LIVRES – Onde se encontram?

26/05/14     JY geotecnologias

Estrategia de Internacionalizacion

Saber que o SIG  é um conjunto de ferramentas computacionais que resolvem os problemas geográficos, ah isso todos nós da geotecnologia sabemos, no entanto esse conceito é abrangente e carrega consigo uma vasta e rica definição unidos a uma Gestão de informações de base geográfica, armazenando, coordenando, recolhendo e analisando todos os dados possíveis que o indivíduo ( pessoa/ peopleware) tenta desenvolver em seus projetos de SIG.

O Sistema de Informações Geográficas traz para o seu ambiente, aplicações práticas  como o uso do mesmo em ambientes como:

AGRICULTURA / FLORESTAS / CIÊNCIAS SOCIAIS /ENGENHARIA/ MEDICINA/ GEOLOGIA / AERONÁUTICA / HIDROLOGIA

Tratando-se de mapear uma região, de segmentá-la, de classificá-la enfim, de por em prática a arte de um fotointérprete, é necessário a utilização formatos livres  para colocar formas, nordestinamente falando ” sustância” no software escolhido. No estudo SIG existem atualmente importantes formatos que possibilitam o apoio para a interoperabilidade dos dados. Não tem nada de difícil! Veja os formatos: Lembrando que estamos a observar arquivos, formatos vetoriais!

1.  DXF (um arquivo chique, cheio de orgulho, só porque é do AutoCad, nãm!)

Autodesk’s Data Interchange File (DXF) Format.  Formato proveniente do software CAD, é lido na  maioria dos softwares SIG e CAD.

2. SHP   (esse é bom demais, top!!!)

ESRI Shapefile, ou simplemente SHAPEFILE, é um formato de dados geoespaciais muito popular para utilização em software SIG. É um formato desenvolvido e regulamentado pela Esri como especificação aberta para a interoperabilidade de dados entre Esri e outros produtos de software GIS.

3. KML ( esse aqui é a bola da vez , e o gvSIG engole a força, heheh, brincadeirinha, mas é importante!)

Keyhole Markup Language (KML) – Formato aberto baseado em XML (by OpenGIS or OGC) para partilha de dados SIG. Utilizado para visualizar informação geográfica no Google Earth.

4.  GML ( um bom guardião de dados!)

Geography Markup Language (GML) -Formato aberto baseado em XML (byOpenGIS) para partilha de dados SIG.

5. OGC  ( um ótimo apoio para dados vetoriais!) 

Simple Features – Open Geospatial Consortium (OGC) com especificações para dados vetoriais.

6. GEOJSON (um gringo eficiente!)

GEOJSON é um formato baseado em JSON, usado por muitos softwares SIG de código aberto.

 

MAS….ONDE ARMAZENÁ-LOS? 

Nas bases de Dados. (Em formatos livres) . E os que merecem destaque são:

O PostGIS é uma extensão espacial gratuita e de código fonte livre. Baseia-se num sistema de gestão de base de dados de objetos relacionais (SGBDOR) PostgreSQL, que permite o uso de informação geográfica de forma a ser armazenado
numa BD (banco de dados). PostGIS possui funções para análise básica e geoprocessamento.

  

É uma extensão espacial que fornece  funcionalidades ao nível de uma base de dados geográfica vetorial. É semelhante ao PostGIS, Oracle Spatial,  com extensões espaciais.

Até a próxima!

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Jana Yres

Graduação em Engenharia Agrícola-UFCG , Atuação profissional: AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). Áreas de atuação: Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Aplicação de aulas de SIG e PDI , atuação nas áreas de agrometeorologia, irrigação e drenagem (zoneamentos agrícolas), trabalhos em campo com dimensionamento de áreas (Agrimensura) e Mapeamentos aplicados a projetos rurais, florestais e recursos hídricos. Gestão Ambiental - analise e consultoria. É professora de Língua Espanhola. Participa de um projeto social da UFCG, o cursinho pré-vestibular solidário.

Publicado em 26/05/2014, em SIG - Sistemas de Informações Geográficas. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: